COMO O ESTRESSE AFETA A SUA VIDA!

É importante entendermos que tanto o estresse como a ansiedade em níveis normais, não são prejudiciais à nossa saúde, pelo contrário, eles funcionam como catalisadores para que nos movamos em direção aos nossos objetivos

O que acaba transformando-os em algo preocupante, no caso do estresse, é quando isto deixa de ser algo natural e torna-se uma constante em situações inadequadas e por um longo período.

O nível de estresse pode ser facilmente identificado, a partir daquilo que consideramos natural, como, ter as mãos suadas diante de um primeiro encontro ou por uma entrevista de emprego.

Atualmente, somos testados constantemente para darmos conta de inúmeras tarefas, cumprimentos de prazos e metas no trabalho, pagamento de contas e ainda conciliar carreira e família, com os ingredientes mais variáveis possíveis, que acabam gerando ansiedade.

Esta necessidade premente, para dar conta de tudo, com assertividade e imediatamente, acaba levando a um nível de estresse, irremediavelmente!

OS NÍVEIS DE ESTRESSE:

Existem vários, nível de estresse e, vamos aprender a identificá-los:

ESTRESSE AGUDO:

Este é o tipo mais comum, identificado como uma reação do organismo frente a um obstáculo ou desafio. Geralmente, são episódios isolados como o recebimento de uma notícia ruim, que não tem efeito contínuo no organismo.

Nos casos mais graves, considerados traumáticos, como o estresse advindo de um crime ou acidente grave, há o risco do desenvolvimento de um quadro conhecido como “transtorno de estresse pós-traumático

ESTRESSE AGUDO EPISÓDICO:

Esse tipo de estresse é caracterizado por uma recorrência frequente, indivíduos que costumam ter crises nervosas diárias, pelos motivos, às vezes, esdrúxulos, estão submetendo seus corpos a um estresse agudo episódico.

ESTRESSE CRÔNICO:

Este é o estresse que se torna persistente e prolonga-se por grandes períodos. Pode estar relacionado a experiências traumáticas na primeira infância, as quais são internalizadas e permanecem dolorosas e presentes.

Essas experiências traumáticas podem afetar a personalidade, a visão do mundo, suas crenças, criando um caminho difícil e um estresse contínuo.

QUAIS OS SINTOMAS E SINAIS DO ESTRESSE

COGNITIVOS:

● problemas com memória;

● dificuldade de concentração;

● agitação, inquietação e pensamentos acelerados;

preocupação excessiva e constante.

FÍSICOS:

● dor de cabeça, enxaqueca;

● dores musculares;

● tensão nos ombros.

EMOCIONAIS:

● alterações no humor (mau humor mais frequente);

● irritabilidade, explodindo facilmente;

● dificuldade para relaxar;

● sensação de sobrecarga;

● sentimento de solidão;

● isolamento social;

● infelicidade, choro fácil e depressão.

Estes sintomas e sinais do estresse podem causar alterações em nosso corpo físico, com o aumento do cortisol e a adrenalina, trazendo alguns danos irreversíveis: gastrointestinais, diarreia, queimação no estômago, náuseas/tonturas, dores no peito, batimento cardíaco acelerado (arritmia), queda na imunidade, perda da libido.

ALTERNATIVAS PARA ALIVIAR O ESTRESSE:

Algumas dicas bem simples, podem ser feitas para reduzir o estresse em nosso dia a dia e aliviar as tensões:

  1. Praticar exercícios físicos;
    Mantenha uma rotina de exercícios físicos conforme a sua faixa etária, uma boa caminhada é extremamente relaxante;
  2. Alimentar-se corretamente;
    Cuide de sua alimentação, consuma produtos que podem prevenir ou reduzir o estresse, ricas em vitamina B12, zinco e cálcio;
  3. Ter uma boa noite de sono; Uma boa noite de sono, revigora o corpo e a alma, deixe de lado os eletrônicos, ouça uma música suave;
  4. Tenha uma rotina definida; Programe o seu dia, estabeleça metas possíveis de ser cumprida, não ultrapasse seus limites;
  5. Faça atividades que dê prazer; Pratique atividades que tragam prazer, pintar, desenhar, dançar, caminhar, ler um bom livro ou simplesmente ouvir uma boa música;
  6. Pratique atividades para ajudar o próximo; Faça um trabalho voluntário que esteja dentro de sua condição física, além de ajudar o próximo, você ajude a si mesmo;
  7. Uma boa conversa alivia; Conversar com pessoas que você ama, uma conversa saudável, sadia, alivia a alma e traz paz para o coração;
  8. Procure uma ajuda profissional; Estas dicas são importantes, mas a ajuda de um bom psicólogo, não deve ser ignorada.

PROCURE UMA AJUDA PROFISSIONAL

Identificar a causa que originou o estresse, é o primeiro passo e, faz-se necessário a intervenção de um profissional habilitado, como um psicólogo, para elaborar um plano para eliminá-lo ou deixá-lo a níveis aceitáveis para o bem-estar do paciente

Mas como sabemos, cada indivíduo é um ser único, nem sempre o que é útil para um, necessariamente não o será para outro, é preciso encontrar o seu próprio caminho, que passa por aprender a conhecer-se e aceitar-se, amando e integrando suas partes.

Assim, um psicólogo pode ajudá-lo a identificar situações e crenças que podem estar levando a um processo de estresse, intervindo com processos terapêuticos para trazer o equilíbrio emocional para o paciente.

A Interclínica Araújo Junqueira, possui um quadro de profissionais altamente qualificados, aptos a solucionar suas dificuldades por meio de processos terapêuticos, restituindo um estado de ser mais pleno e com qualidade de vida.

Nossas instalações são especialmente estruturadas para dar aos nossos pacientes, a tranquilidade, conforto e principalmente privacidade, para dividir conosco suas aflições.

Estar em paz e de bem com a vida, começa por nós, se a ansiedade está tirando o seu sono, entre em contato conosco, nós temos a solução para você!

A Interclínica Araújo Junqueira, está transformando vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?