Especialidades

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL

A Avaliação Psicológica Infantil é uma atividade complexa, ao constituir na busca de conhecimento sobre o funcionamento psicológico de crianças, visando orientar ações e decisões futuras. O psicólogo que realiza a avaliação psicológica infantil sabe que a criança não é responsável por si mesma, tornando necessário o envolvimento de seus pais e familiares, para a anamnese ser produtiva e eficaz. Além disso, é preciso que seja considerado à etapa do desenvolvimento cognitivo, emocional e motor da criança. Neste aspecto, a escolha de um ambiente adequado que permita que a criança se expresse livremente, assim como a utilização de instrumentos (o uso de técnicas lúdicas), conforme a faixa etária, é extremamente importante.

TERAPIA ABA

O foco da Terapia Aba no Transtorno do Espectro Autista — TEA, ou simplesmente, autismo, tem o objetivo de promover o ensino de novas habilidades e ajudar com comportamentos desafiadores, que podem comprometer a integridade física e a qualidade de vida, durante os momentos de crise. ABA é a abreviação para Applied Behavior Analysis, conhecida como Análise do Comportamento Aplicada, também definida como “aprendizagem sem erro”. Consiste no reforço dos comportamentos positivos, sendo o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz. “Se eles não aprendem do jeito que a gente ensina, nós ensinamos do jeito que eles aprendem” (Ivar Lovaas).

TERAPIA OCUPACIONAL INFANTIL

A Terapia Ocupacional Infantil tem um único objetivo: promover a independência da
criança, integrando-as nos grupos sociais. Quando uma criança apresenta dificuldades na coordenação motora, agitação em excesso, dificuldades para manter a atenção, dificuldade para aprender coisas simples do cotidiano (comer, vestir, brincar), é importante procurar a avaliação de um Terapeuta Ocupacional. A Terapia Ocupacional Infantil busca mediante recursos lúdicos estimular as habilidades da criança que estejam prejudicadas, melhorando seu desempenho para adaptar-se ao convívio social.

FONOAUDIOLOGIA

A fonoaudiologia infantil não atua apenas na fala. É a ciência com o propósito de tornar mais fácil e compreensível a linguagem, a escuta e a escrita. Crianças com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na integração social e profissional. O fonoaudiólogo consegue diagnosticar e tratar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta e outras alterações que dificultam a correta comunicação. Assim, o método de fonoaudiologia infantil é indicado para crianças que têm um atraso na fala, por condições genéticas, como autismo e Síndrome de Down, ou por questões psicológicas.

TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O Transtorno do Espectro Autista — TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. O autismo é uma condição neurológica que compromete a interação social, a fala e o comportamento do indivíduo em diversos níveis. Sabemos que o autismo não tem cura, pois não é uma doença. No tratamento do autismo é composto por acompanhamento com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e em alguns casos com fisioterapeutas, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida.

PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade infantil trata-se de uma ciência que estuda a relação das funções motoras da criança com as funções psíquicas, ou seja, a relação existente entre o corpo e a mente. É uma prática pedagógica e psicológica, que se utiliza da prática dos movimentos por meio de atividades físicas e lúdicas, para estimular a interação com o mundo, conhecendo suas possibilidades e limitações, ajudando a evitar distúrbios de aprendizagem. Como em qualquer terapia, é fundamental que a criança conte com um ambiente seguro, não só fisicamente, mas também emocional e psicológico.

FISIOTERAPIA (AUTISMO)

A fisioterapia é um importante aliado no tratamento das crianças com o Transtorno do Espectro Autista — TEA, ao auxiliar no desenvolvimento das habilidades motoras e até no desempenho funcional (força, coordenação, equilíbrio, controle respiratório, postura e marcha). Entre os vários exercícios voltados para a melhora do autista, a intervenção do método Bobath, é responsável por obter resultados muito satisfatórios. Essa técnica surgiu para o tratamento envolvendo derrames cerebrais e paralisias infantis. Atualmente, esse método está sendo utilizado no tratamento do autismo, cujo enfoque é na coordenação motora, a adequação do corpo a uma postura física mais saudável.

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia infantil é uma abordagem terapêutica que utiliza os elementos musicais para promover benefícios ao desenvolvimento cognitivo das crianças, potencializando o foco, o relaxamento e todo o desenvolvimento motor. A música auxilia no reforço cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança, estimula a sensibilidade, criatividade, sentido rítmico, imaginação, memória, atenção, disciplina, socialização, concentração, consciência corporal, entre outras. Este tipo de terapia é indicada para crianças com pouca capacidade verbal, para crianças com Transtorno de Espectro Autista, portadoras de câncer, transtornos psicológicos, etc. A música traz alivia para o corpo e para o espírito, só faz bem.

Conheça mais
sobre nossas
Especialidades!

DÚVIDAS FREQUENTES

Applied Behavior Analysis (ABA) ou, em português, Análise do Comportamento Aplicada é um tratamento baseado em princípios científicos e identificado mundialmente como uma das formas mais eficazes na intervenção de indivíduos diagnosticados com autismo (TEA).

A intervenção ABA está interessada no comportamento humano, especialmente naqueles socialmente relevantes. Pode ser aplicada em diversas condições, tais como: transtornos do desenvolvimento, da linguagem, TOD, deficiências intelectuais, déficit de atenção e hiperatividade. Portanto, a Terapia ABA não é aplicada exclusivamente para TEA.

Ela estimula os pequenos a fortalecerem repertórios socialmente significativos e a diminuir barreiras comportamentais que podem estar impedindo a aprendizagem da criança. Além disso, a Intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com abordagem de uma Equipe Interdisciplinar e foco no paciente/família/escola ajudando a trabalhar os atrasos no desenvolvimento com o ensino e desenvolvimento de novas habilidades.

Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Psicomotricista, Fisioterapeuta, Musicoterapeuta e Educação.

A participação da família e a continuação do tratamento em casa faz toda a diferença. Isso porque, com o treinamento oferecido por profissionais, os pais podem ser grandes promotores do desenvolvimento de habilidades, incentivando seus filhos a participarem do preparo de refeições, nas tarefas de casa, além de observar os interesses da criança para ajudar no planejamento de uma rotina segura e prazerosa.

Habilidades sociais;
Independência;
Desenvolver e fortalecer habilidades de comunicação;
Melhorar a atenção, o tempo de espera, a interação social;
Reduzir crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos auto lesivos;
Funcionalidade.

FALE CONOSCO



    Posso ajudar?